RIP - Routing Information Protocol
Introdução
 
Protocolos de Roteamento
 
RIP
 
Loops de Roteamento
 
Contagem até o Infinito
 
Soluções
 
Conclusão
 
Bibliografia
   
Conclusão

Hoje em dia o RIP é um protocolo de roteamento que não é usado para aplicações sérias. Ainda bastante difundido e usado por ter sido pioneiro e por ser bastante simples.

Os maiores problemas do RIP estão relacionados a grandes redes com rotas redundantes. Se uma rede não possui rotas redundantes, RIP deve funcionar satisfatoriamente. É um padrão da Internet, implementado por praticamente todos os fornecedores que trabalham com roteamento. RIP encontra-se implementado na maior parte dos sistemas operacionais para servidores, e é fácil para configurar e remover defeitos. No caso de redes grandes, ou com rotas redundantes, outros protocolos devem ser levados em consideração.

Além do mais o RIP não suporta máscara de rede, isto é, no sistema autônomo em que o RIP estiver atualizando as tabelas de roteamento não poderão haver sub-redes pois apenas as máscaras padrão são identificadas por esse protocolo de roteamento. Alguma informação enviada para redes com máscara de sub-rede variável pode gerar entrega de pacote em destino indesejado.

 
Thyago Artiaga Consort - Redes de Computadores 2003/1