Conclusão

O padrão 802.15.4 foi desenvolvido para especificar as camadas mais baixas (Física e MAC) em uma rede de área pessoal e sem fio (WPAN), que tem ênfase no baixo custo e numa comunicação que não necessita de uma alta taxa de transferência. Essa economia de recursos, numa comunicação de baixos custos e com necessidade de pouca infraestrtura, faz com que este se destaque em consumir muita pouca energia.

O objetivo do padrão é fornecer um formato de base para o qual outros protocolos e recursos podem ser adicionados por meio das camadas superiores. Há uma série de protocolos que utilizam este padrão, em que o Zigbee acabou tomando destaque.

Ainda assim, o Zigbee cabou se tornando uma tecnologia menos comentada na mídia do que o Bluetooth, que está presente atualmente em praticamente qualquer smartphone, porém, em nossos estudos notamos que os dois protocolos foram criados para finalidades diferentes, o que o torna mais adequado em diversas ocasiões. Como, por exemplo, numa rede de vários dispositivos em que é ideal que suas baterias durem bastante tempo, como num sistema de automação doméstica ou industrial.

Menu