Questões



1 - Quais camadas do modelo OSI são definidas pelo padrão IEEE 802.15.4?

R.: A Camada Física (PHY) e a Camada de Controle de Acesso ao Meio (MAC).

2 - Quais as principais características das redes LR-WPAN (Low Rate Wireless Personal Area Network)?

R.: Uma LR-WPAN é uma rede de comunicação de baixo custo que permite conectividade sem fio em aplicações simples, com baixo consumo de energia, de curto alcance e com requisitos de transferência reduzidos.


3 - Quais são os dois tipos de dispositivos existentes neste padrão? Qual a diferença entre eles?

R.: Dispositivos de função completa (FFD - Full Function Device) e dispositivos de função reduzida (RFD - Reduced Function Device). Dispositivos FFD têm capacidade de ser coordenador da rede e de se comunicar com qualquer outro dispositivo. Dispositivos RFD são dispositivos que executam uma ação simplificada, e em geral, consomem ainda menos energia do que os FFD, de modo a aumentar a durabilidade das baterias.


Sinalize como verdadeiro ou falso as afirmações abaixo:

4 - “O Bluetooth é uma tecnologia de rede sem fio que possui uma taxa de transferência muito superior e consumo de energia inferior comparado ao Zigbee, porém conta com um número de dispositivos muito limitado em uma única rede.”

R.: Falso. A Taxa de Transferência do Bluetooth pode chegar a aproximadamente 1Mbps na sua versão 1.2, e a 3Mbps na sua versão 2.0, o que representa uma velocidade de transferência que chega a ser de 4 a 12 vezes mais rápida que a da ZigBee, que pode chegar a 250kbps, ele é de fato mais rápido e possui, em geral, poucos dispositivos em rede, enquanto que o Zigbee tem capacidade de suportar até 65535 dispositivos. Porém, dispositivos Bluetooth tendem a consumir bem mais energia (e durar menos tempo) do que os dispositivos Zigbee.

5 - “A estrutura do funcionamento das redes ZigBee podem se dar de 3 formas (topologias): estrela, árvore, ou malha. Coordenador (coordinator), roteadores (routers), clientes (end devices) são os integrantes dessas redes. O coordenador é quem inicia a rede definindo o canal de comunicação usado, além de gerenciar os nós da rede e armazenar informações sobre eles. Os roteadores ficam responsabilizados pelo envio de mensagens entre nós da rede. E os clientes geralmente são dispositivos simples que apenas se comunicam com outro nó da rede.”

R.:Verdadeiro.

Menu