Apresentação

OpenStack


Conforme apresentado anteriormente, o OpenStack engloba um conjunto de softwares de código aberto que objetiva o gerenciamento de infraestruturas virtualizadas. Muitas vezes chamado de "Sistema Operacional da Nuvem", o OpenStack possúi uma forte comunidade que conta com nomes como VMware, IBM, Cisco, Dell, Red Hat, Canonical, dentre outros, contribuindo para o seu desenvolvimento. Além disso, ele é utilizado por uma vasta gama de usuários em todos os setores da sociedade.

Screenshot da página do OpenStack no Github. Fonte.

O OpenStack trabalha com tecnologias corporativas e de código aberto populares tornando-o ideal para uma infra-estrutura heterogênea. Os diversos softwares que compõe o OpenStack se integram por meio de uma arquitetura modular de forma a permitir uma expansão horizontal da camada de infraestrutura na nuvem. Devido à sua natureza aberta, qualquer um pode adicionar componentes adicionais para OpenStack para ajudá-lo a satisfazer as suas necessidades.

História


Iniciado em 2010 por meio de uma iniciativa conjunta entre a NASA e a empresa Rackspace Hosting, o OpenStack teve sua primeira versão lançada poucos meses após o anúncio de que estava sendo desenvolvida uma plataforma de nuvem de código aberto. Sua estrutura era baseada na plataforma Nebula, da NASA, e no sistema de arquivos em nuvem da Rackspace.

Nebula, plataforma em nuvem desenvolvida pela NASA. Fonte.

Desde sua criação, o OpenStack vem obtendo apoio de grandes empresas e organizações que atuam provendo softwares para nuvem, tend sido incorporado em muitos dos serviços oferecidos por diversas empresas na área.

Componentes


OpenStack é composto de muitas partes móveis diferentes. Essa arquitetura permite a implantação demódulos de serviços ideais para cada caso. Nese trabalho ainda focaremos bastante atenção aos módulos distribuídos oficialmente pela comunidade OpneStack. Esses são:

  • Nova
  • Swift
  • Cinder
  • Neutron
  • Horizon
  • Keystone
  • Glance
  • Ceilometer
  • Heat

Maturidade


Apesar de novo, o OpenStack tem sido utilizado por uma vasta gama de usuários de grande notoriedade, por meio de diversas distribuições

OpenStack Summit, 2013. Fonte.

A comunidade OpenStack realiza convenções (openstack summit) semestrais para discutir a evolução e necessidades da plataforma, e, de fato, é uma das comunidades de código aberto que mais tem crescido no mundo.