A Computação em Nuvem se tornou uma faceta essencial no desenvolvimento de tecnologias e aplicações. Armazenamento e capacidade computacional distribuídas já fazem parte do dia-a-dia na maior parte dos campos de TI.
Nesse sentido, tecnologias de gerenciamento de infraestrutura em nuvem se tornam essenciais por permitirem o consumo inteligente de recursos, aumentando o desempenho geral e reduzindo custos. A fim de explorar essa necessidade, diversas soluções foram propostas, sendouma delas o nosso caso de estudo: OpenStack;
"OpenStack está desempenhando um papel importante no ponto de vista do PayPal, permitindo o manejo de uma nuvem privada que ajuda os desenvolvedores da empresa a responder rapidamente às demandas crescentes e em constante evolução das necessidades de seus clientes, durante o desenvolvimento de uma plataforma estável para os clientes pagarem por suas compras".
Estudo de caso: PayPal. Fonte.
Sendo uma das principais soluções de gerenciamento de infraestrutura em nuvem da atualidade e, mais ainda, sendo de código aberto, o OpenStack se torna uma ferramenta significativa que simboliza as transformações pelas quais a indústria e o meio acadêmico tem passado nos últimos anos, em especial no quesito de adoção da nuvem. Mais do que uma visão para soluções relacionadas a aplicações distribuídas, as tecnologias em nuvem se mostraram eficientes no tratamento de diversos tipos de problemas.
Por esse motivo, o estudo detalhado de uma das principais tecnologias que se propõe a lidar com essa questão é tão interessante e é o foco desse trabalho.