Perguntas
1) Do que consiste o OpenStack?
[Exibir Resposta]É um sistema operacional de nuvem, que busca utilizar servidores locais como sistemas em nuvem.
2) Por que o OpenStack pode ser um potencial gerador de economia para um usuário?
[Exibir Resposta]Com a filosofia de computação em nuvem ser uma forma de obter serviço "sob demanda", um usuário pode obter a quantidade de serviço necessária e otimizada para sua necessidade. Outra forma de ver essa economia é na utilização do OpenStack para otimizar o uso de um servidor como um sistema de nuvens, otimizando a alocação dos recursos presentes nesse servidor.
3) Qual a diferença entre os módulos Swift e Cinder?
[Exibir Resposta]Ambos são sistemas de arquivos, porém o Swift não pode ser acessado como um disco: os dados são obtidos apenas pela API OpenStack. Um volume Cinder pode ser montado em uma máquina virtual e ser acessado como um sistema de arquivos do sistema operacional da máquina.
4) Quais os tipos de armazenamento do módulo Cinder? Qual a diferença entre eles?
[Exibir Resposta]Efêmero e persistente. A diferença é que volumes efêmeros são dependentes de uma instância definida, e seus dados são perdidos assim que a instância é encerrada. Um volume persistente pode ser montado em uma máquina virtual e todos os dados gravados são persistidos, como se fosse um disco externo.
5) Defina imagens, instâncias e flavors.
[Exibir Resposta]Uma imagem é um template de um sistema de arquivos pertencente a um sistema operacional instalado e configurado. Uma instância é uma máquina virtual ativa, executando uma cópia de uma imagem. Um flavor define a configuração de uma instância de máquina virtual, indicando a quantidade de núcleos, memória RAM e tamanho de volume efêmero que estará disponível na máquina.