Cinder, ou OpenStack Block Storage, é o módulo do OpenStack que faz o gerenciamento de blocos de disco na nuvem. Este módulo surgiu como uma parte do módulo nova, o nova-volume block service. Um bloco de disco criado pelo Cinder é um disco sem partição e formatação, cabe a instância que o utiliza formatá-lo e particioná-lo na primeira vez em que for utilizado.
Dentre as principais funcionalidades do Cinder, estão
No Cinder existem dois tipos de armazenamento: o “ephemeral” e o de volume.
É o armazenamento referente a uma instância, onde o sistema de arquivos de uma imagem de máquina virtual é montada. Assim que aquela instancia da máquina virtual é terminada, o armazenamento é “liberado”. Isto não acontece, porém, quando a máquina virtual ou o servidor é reiniciado e os dados persistem.
É o armazenamento persistente e independente de instâncias. Os volumes podem ser de qualquer tamanho, basta apenas escolher a formatação adequada àquela partição. Um volume pode ser utilizado como um sistema persistente dentro de uma imagem, desde que a raiz do sistema de arquivos esteja localizada em alguma partição desse volume. A instância ainda precisa de um armazenamento "ephemeral", mas como a raiz está do disco persistente ele armazenará as modificações realizadas.