Conclusões

Comparado a um servidor de proxy anônimo, uma rede de roteamento cebola é muito mais eficiente. Um proxy anônimo é um ponto único de falha, pode ser atacado, e deixa o usuário vulnerável, uma vez que todos os dados que ele manda para a Internet passam pelo servidor de proxy e pode ser interceptado.

O Tor é uma ferramenta muito atraente, que abre portas a novas possibilidades. Ele é uma implementação real e com código-fonte aberto e livre das principais ideias de roteamento cebola. Apesar desta forma diferente de rotear pacotes de dados, a navegação não é muito prejudicada.

Mesmo com muitas vantagens, o uso do Tor não é ubiquo. Está além do escopo deste trabalho conseguir entender os motivos pelos quais o Tor não tem uma base de usuários maior.

Ficou claro que ele não é a única ferramenta para solucionar todos os problemas de privacidade, e é sim recomendado tomar outras medidas para elevar o grau de privacidade para navegar na Internet.

Por fim, convido o leitor a instalar e testar o Tor, já que quanto maior o número de usuários na rede, mais anônimos estaremos.