2. IEEE 802.11

           O padrão IEEE 802.11 opera em uma faixa de frequência de 2.4GHz e possui taxa de transmissão de 1 até 2Mbits/s utilizando as bandas ISM(Industrial, Scientific and Medical) sem precisar de uma licença para usá-las. Seu funcionamento se baseia no protocolo de acesso aleatório, conhecido como CSMA/CA(Carrier Sense Multiple Acess with Collision Avoidance), em que a máquina só transmite um pacote quando o meio está livre. Para a máquina saber o tempo que deve esperar para fazer a transmissão, a estação, antes de fazer uma transmissão, avisa quando realizará a tarefa e o tempo de duração da mesma.
           Esse padrão criou os seguintes conceitos para as redes locais sem fio (WLAN): Wireless LAN Medium Access Control (MAC) e Physical Layer (PHY) Specifications, mais conhecidos como camada de enlace e camada física, respectivamente. A camada de enlace é responsável por realizar tarefas como: controle de overhead, que é o controle do fluxo de dados na rede; devisão em quadros, que divide o fluxo de bits em quadros; e é capaz de corrigir alguns erros da camada física. A camada física é responsável por determinar quais componentes de hardware serão usados para a realização de uma tarefa.
           A organização de uma rede baseada no padrão IEEE 802.11 pode ser descrita em 2 arquiteturas: arquitetura infraestruturada e arquitetura ad hoc. A arquitetura infraestruturada possui uma ou mais estações, conhecidas como pontos de acesso, e os dispositivos(usuários) precisam estar conectados a uma dessas estações para poder acessar a internet. Já na arquitetura ad hoc não existem estações, de modo que todos os nós da rede são os próprios dispositivos comunicando diretamente entre si.




Rede infra-estruturada





Rede Ad hoc