3. Conclusão

          

Ao comparar os quatro padrões IEEE 802.11 vistos, fica evidente que a melhor opção em termos de qualidade é o padrão IEEE 802.11n, que possui o maior alcance, a maior taxa de transmissão, é mais resistente à interferência de sinais externos e opera nas bandas 2,4GHz e 5GHz. Além disso, o equipamento necessário para sua implementação é compatível com os padrões anteriores. Entretanto, por se tratar de uma tecnologia mais recente, ela ainda é cara e não completamente difundida.

Assim, a segunda melhor opção é o padrão IEEE 802.11a, que possui taxa e modulação similares às do padrão IEEE 802.11g, mas opera na frequência de espectro de 5GHz, que possui menos canais de frequência sobrepostos e é menos sujeita a interferências externas.

Por fim, a melhor opção restante é o padrão IEEE 802.11g, que é de implementação mais barata que os já citados e possui uma qualidade próxima à do padrão IEEE 802.11a, sendo o padrão IEEE 802.11b já defasado e, por conseguinte, a pior opção para a implementação de uma rede Wi-Fi.