Smart Card e Java Card

Redes de Computadores I - 2012.1

1. Introdução

 

O Smart Card é um cartão de plástico com um chip acoplado que armazena e processa dados. Essa tecnologia é usada em diversas áreas, dentre os quais podem-se citar aplicações na área de saúde, bancária, de entretenimento e de transportes. Tais aplicações se utilizam da segurança que os Smart Cards providenciam, sendo assim um fator chave para sua utilização. Para tal, utiliza-se a tecnologia Java Card, que permite que pequenas aplicações, chamadas applets, sejam empregadas em Smart Cards, utilizando a plataforma Java.

 

Figura 1.1. Esquema simples de um Smart Card.

(Fonte: Java Card Technology for Smart Cards. Addison-Wesley Professiona, pg 12, 1st edition, 2000)

 

Um benefício para sua ampla utilização é seu poder computacional embutido, além de segurança, portabilidade e facilidade de uso que esta tecnologia oferece. Hoje, nos Estados Unidos, Smart Cards são utilizados em grande parte do tempo por seus consumidores para variadas atividades, como visitar bibliotecas, assistir filmes no cinema ou fazer compras, provando-se altamente presente na vida cotidiana atual.

 

Neste presente material, será brevemente analisado a arquitetura de Smart Cards, aplicações e a segurança que tal tecnologia proporciona. Será também abordado o Java Card, apresentando seu conceito e suas características.