Smart Card e Java Card

Redes de Computadores I - 2012.1

6. Conclusão

 

O foco do mercado nos últimos anos tem sido a emissão de Smart Cards para diversas aplicações. Porém, essa tendência vem se alterando para um maior esforço de melhor utilização dos cartões já existentes no mercado, visto que é possível fazer atualizações no Smart Card sem que seja necessário o retorno ao fabricante ou a emissão de mais cartões. Dessa forma, os setores público, financeiro e de telecomunicações, que são os mais presentes nesse mercado, serão os que mais investirão em novas formas de exploração do Smart Card.


O setor público incentivará cada vez mais o uso dos cartões para identificação eletrônica do cidadão, assinatura digital nos sistemas administrativos públicos e automatização de preenchimento de formulários.


O setor financeiro investirá em diferenciação de clientes, como o sistema de fidelidade ou ofertas para diferentes grupos da sociedade, bem como soluções de crédito ao consumo.


O setor de telecomunicações vem inovando constantemente devido ao poder e flexibilidade do terminal portátil de Smart Card, o celular. Aplicações e serviços baseados no SIM em conjunto com o celular vêm surgindo a cada ano. Um evento que traduz essa tendencia é o SIMagine Awards que, desde 2002, reúne projetos de todas as nacionalidades utilizando o SIM,  e estes tem a oportunidade de competir por prêmios em dinheiro e reconhecimento mundial do grupo. O SIMagine Awards 2012 tem quatro modalidades de projeto:

 

 

O uso do Smart Card se faz muito presente no cotidiano, e a tendência é ser cada vez mais utilizado no dia a dia à medida que seu enorme potencial de reduções de custo, automatização e autenticação é explorado.