Smart Card e Java Card

Redes de Computadores I - 2012.1

2. Estrutura

 

Smart Cards são cartões com chips acoplados, dotados de memória para armazenar dados. Esses cartões podem ser classificados de acordo com a capacidade de processamento interno dos dados armazenados, ou seja, a presença ou não de um processador, e da forma como o cartão interage com a interface de leitura e escrita.

 

2.1. Tipos

 

2.1.1. Cartões de memória

Os primeiros Smart Cards produzidos em grandes quantidades eram cartões de memória, e não possuíam um processador embutido. Nesses cartões, os dados são apenas armazenados, ficando a cargo do dispositivo externo de leitura e gravação o gerenciamento de arquivos e o processamento dos dados de acordo com a necessidade.

 

2.1.2. Cartões com microprocessadores

Cartões com microprocessadores, não apenas armazenam os dados, como são capazes de processá-los e gerenciá-los usando recursos internos - são pequenos computadores embarcados nos cartões. Os dados são acessados e modificados apenas por aplicações internas, protegendo os dados das aplicações da interface. Isso mostra-se extremamente útil em aplicações onde segurança e privacidade são prioridade.

 

Cartões com essa característica possuem sistemas operacionais com as aplicações necessárias a sua utilidade, gerando um ambiente multifuncional limitado apenas pelos recursos disponíveis no cartão.

 

 

2.2. Interação com dispositivos externos

 

2.2.1. Cartões com contato

Os cartões com contato necessitam ser inseridos em um dispositivo, e comunicam com o lado externo através de seus conectores, representado na figura 2.1. As conexões são definidas a seguir:

 

 

Figura 2.1. Conectores de um cartão com contato.

(Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/06/SmartCardPinout.svg)

 

 

2.2.2. Cartões sem contato

Cartões sem contato requerem apenas proximidade de um leitor. A energia utilizada é captada pela própria antena ou providenciada por uma bateria interna. Comunicam-se com o lado externo por uma antena embutida no cartão, e transmitem informação para um dispositivo através de campos eletromagnéticos.

 

Figura 2.2. Esquema de cartão sem contato.

(Fonte: http://www.namecardprint.com/contactless.gif)