A internet como ferramenta de comunicação
Ao
contrário
dos
meios
tradicionais de comunicação,
onde os mecanismos de
produção e difusão do conhecimento são
controlados por um ou poucos
proprietários, a internet surge, no final do século XX,
para
descentralizar os antigos polos de comunicação. Afinal,
com diversas
ferramentas de baixo custo (ou mesmo nenhum) e orientadas ao
usuário
leigo, as amarras que impediam a maioria dos indivíduos de
se tornarem
produtores de conteúdo foram liberadas, permitindo que a
imaginação e a
criatividade dos autores fluísse livremente.
Por outro lado, ao eliminar a figura do editor, os consumidores da informação obtiveram, com o advento da internet, a possibilidade de selecionarem o que desejam ler, ouvir e assistir por si mesmos, aumentando a popularidade da internet e retroalimentando a cadeia de informação.
Em adição à descentralização da produção e da divulgação da informação, a internet é um meio bastante flexível em relação ao seu próprio conteúdo. Ao contrário dos jornais, livros e revistas, o conteúdo é multimídia e dinâmico, podendo ser atualizado a qualquer momento, se novas informações chegarem ao conhecimentos dos autores; ao contrário do rádio e da televisão, não há limite de recursos linguísticos, de forma que a informação não precisa ser condensada para se adequar ao pouco tempo disponível.
Com a difusão da Web 2.0, a internet dá um salto de qualidade como ferramenta de comunicação ao incorporar a interatividade instantânea. A disância entre os interlocutores diminui sensivelmente, tornando a comunicação ágil e mais dinâmica do que nunca. Os espectadores proveem feedback instantâneo ao comentarem em blogs, enviarem mensagens por correio eletrônico ou se organizarem em comunidades virtuais para compartilhamento de informações. A velocidade de conexão aumenta sensivelmente com a popularização da banda larga e, com isso, surge a opção de produzir conteúdo adaptado a cada espectador - como sites especialmente desenhados para serem usados por deficientes visuais, ou para serem visualizados em telas tão pequenas quanto as de telefones celulares.
Por fim, outra vantagem da internet como meio de comunicar é a sua velocidade. Como não há editores, publishers ou divulgadores, uma informação pode ser difundida, alterada ou mesmo negada instantaneamente, pois o processo de produção e distribuição de conteúdo foi desburocratizado. Além disso, a propagação de uma informação é muito mais veloz que em outros meios, pois, com a descentralização da distribuição, cada usuário da grande rede passa a ser um potencial replicador de informações, atingindo grandes públicos de forma quase imediata e com custos extremamente baixos.
Por outro lado, ao eliminar a figura do editor, os consumidores da informação obtiveram, com o advento da internet, a possibilidade de selecionarem o que desejam ler, ouvir e assistir por si mesmos, aumentando a popularidade da internet e retroalimentando a cadeia de informação.
Em adição à descentralização da produção e da divulgação da informação, a internet é um meio bastante flexível em relação ao seu próprio conteúdo. Ao contrário dos jornais, livros e revistas, o conteúdo é multimídia e dinâmico, podendo ser atualizado a qualquer momento, se novas informações chegarem ao conhecimentos dos autores; ao contrário do rádio e da televisão, não há limite de recursos linguísticos, de forma que a informação não precisa ser condensada para se adequar ao pouco tempo disponível.
Com a difusão da Web 2.0, a internet dá um salto de qualidade como ferramenta de comunicação ao incorporar a interatividade instantânea. A disância entre os interlocutores diminui sensivelmente, tornando a comunicação ágil e mais dinâmica do que nunca. Os espectadores proveem feedback instantâneo ao comentarem em blogs, enviarem mensagens por correio eletrônico ou se organizarem em comunidades virtuais para compartilhamento de informações. A velocidade de conexão aumenta sensivelmente com a popularização da banda larga e, com isso, surge a opção de produzir conteúdo adaptado a cada espectador - como sites especialmente desenhados para serem usados por deficientes visuais, ou para serem visualizados em telas tão pequenas quanto as de telefones celulares.
Por fim, outra vantagem da internet como meio de comunicar é a sua velocidade. Como não há editores, publishers ou divulgadores, uma informação pode ser difundida, alterada ou mesmo negada instantaneamente, pois o processo de produção e distribuição de conteúdo foi desburocratizado. Além disso, a propagação de uma informação é muito mais veloz que em outros meios, pois, com a descentralização da distribuição, cada usuário da grande rede passa a ser um potencial replicador de informações, atingindo grandes públicos de forma quase imediata e com custos extremamente baixos.