5. Considerações Finais
     
     Uma rede de sensores sem fio mostra-se eficaz para o monitoramento de ambientes complexos e dinâmicos devido à sua portabilidade, mobilidade e menor custo de instalação e manutenção.
 
     A rede funciona com protocolos de tecnologia wireless como Wi-Fi, Z-Wave, Bluetooth e ZigBee. Sendo este último o mais utilizado por consumir menos energia, possuir latência dentro dos limites aceitáveis e boa confiabilidade.

     Apesar das vantagens de utilizar redes de sensores sem fio, ainda existem grandes limitações para seu uso pleno. Consumir o mínimo de energia, com baixa latência e grande confiabilidade ainda são desafios aos pesquisadores do ramo.

     Com o crescimento das pesquisas para minimizar os problemas de manejar com RSSFs e a redução do custo dos componentes, acredita-se que este método será ainda mais presente no cotidiano humano - não só do científico. Grandes possibilidades acerca de sua utilização revelam um mercado em expansão e que terá o poder de transformar o modo como o homem encara a tecnologia.