Computação em Nuvem

Por Felipe Bogossian, Luiz Felipe Maciel, Renato Sampaio e Rodrigo Couto

Anterior Próximo

Vantagens

Com o uso da Computação em Nuvem, além da grande quantidade de vantagens para o usuário, entre elas, de não ser mais necessária a instalação dos programas no seu próprio computador, alguns prós se mostram também evidentes para os que desenvolvem e/ou vendem os softwares. Algumas dessas vantagens são listadas a seguir:

Usuário:
No mundo cada vez mais heterogêneo, onde a cada dia novas e diferentes plataformas de hardware e software são criadas a fim de aumentar a quantidade de vendas, a Computação em Nuvem surge como uma forma de homogeneizar e tornar os dados cada vez mais acessíveis a todos. Por meio de sua extensa compatibilidade, na maioria das vezes, o usuário não precisará mais se “adaptar ao meio”. Não será mais necessária a preocupação se o software é compatível com o sistema operacional ou hardware. As aplicações deverão contemplar todos os sistemas [13]. Além disso, suas atualizações são automáticas. O software deve ser instalado, configurado e posteriormente atualizado a cada novo lançamento. Em cada atualização, o sistema é capaz de detectar quais programas dependem daquele atualizado e gerar uma cascata de novas atualizações [1]. Com os benefícios da internet, a mobilidade torna-se uma excelente característica nessa nova tecnologia. Como os dados agora estão na Nuvem, eles podem ser acessados de qualquer computador que tenha acesso à Internet. Além de trazer facilidades, a hospedagem de um Saas(Software as a Service – Software como um serviço) também gera economia financeira. Não é mais necessário o pagamento por uma licença definitiva de um determinado programa, já que é viável a tarifação do uso específico do software. O preço que se paga é de acordo com o que foi usado [13] [8].

Topo

Vendedores e Criadores:
A respeito das pessoas que trabalham com isso, a Computação em Nuvem é uma excelente oportunidade de nova vertente de trabalho. Sua possibilidade de amplo mercado consumidor gera atrativos para consumidores em potencial. Enquanto programas e licenças são desenvolvidos e vendidos especificamente para um tipo de hardware, os hospedados na Nuvem conseguem englobar uma maior parte de usuários. Eles são desenvolvidos, testados e executados na plataforma de escolha do vendedor [1]. Além de ser um mercado atrativo, vendedores e criadores também tem atrativos no que diz respeito à economia, de tempo e dinheiro, no desenvolvimento, aperfeiçoamento e hospedagem de dados. Atualizações e Correções de erro conseguem ser feitos em minutos, acelerando o processo [8]. Além disso, pode ser citada a opinião do Gerente Executivo de Negociações da IBM Jamshid Vayghan retirada de [1]: “Por estarmos usando o ambiente dividido, o tempo que eu gastaria em qualquer projeto para adquirir hardware e software, configurá-los e administrar o sistema – Agora eu não preciso mais fazer isso. Isso gera uma inovação acelerada”.  Financeiramente, a Computação em Nuvem gera uma grande economia às empresas. Sua utilização não gera ociosidade nos servidores, otimizando o seu uso. Se uma empresa decide adquirir um servidor próprio e deixá-lo ligado o tempo todo, porém não sendo utilizado integralmente, está fazendo um desperdício. Não é possível armazenar a capacidade do sistema depois reutilizá-la [8].
Anterior Topo Próximo.

Design downloaded from Zeroweb.org: Free website templates, layouts, and tools.