Computação em Nuvem

Por Felipe Bogossian, Luiz Felipe Maciel, Renato Sampaio e Rodrigo Couto

Anterior Próximo

Definição

Existem diversos trabalhos na literatura que objetivam definir o que é Computação em Nuvem. Assim, ainda não há uma definição única sobre essa tecnologia. Em [4] é realizado um estudo das diversas definições existentes sobre Computação em Nuvem e é proposta uma definição baseada nesse estudo. Considerando a generalidade do estudo realizado, pois esse engloba diversas definições presentes na literatura, neste trabalho será utilizada a definição de Nuvem proposta por [4]:

"A Nuvem é um grande reservatório de recursos virtualizados facilmente utilizáveis e acessíveis (como hardware, plataformas de desenvolvimento e/ou serviços). Esses recursos podem ser dinamicamente reconfigurados para ajustar a carga (escala) variável do sistema, permitindo também um uso ótimo dos recursos. Esse reservatório de recursos é geralmente explorado por um modelo pay-per-use (pagar para usar) no qual as garantias são oferecidas por um Provedor de Infraestrutura por meio de SLAs (Service Level Agreement - Acordo de Nível de Serviço)"

Ao longo deste trabalho serão apresentados alguns aspectos de Computação em Nuvem que permitirão um melhor entendimento da definição apresentada.

Anterior Topo Próximo.

Design downloaded from Zeroweb.org: Free website templates, layouts, and tools.