Computação em Nuvem

Por Felipe Bogossian, Luiz Felipe Maciel, Renato Sampaio e Rodrigo Couto

Anterior Próximo

Tipos de Cenário

Em [4] são definidos três tipos de cenários de Computação em Nuvem descritos a seguir:

Infraestrutura como Serviço ( Infrastructure as a Service – IaaS ):
Nesse cenário um PI possui uma infraestrutura de hardware, que é responsável pelo processamento e armazenamento de dados. Nessa infraestrutura é presente a tecnologia de virtualização. O princípio básico da virtualização é o compartilhamento da mesma máquina física por diferentes máquinas virtuais. Assim, o PI poderá oferecer essas máquinas virtuais para diversos clientes, dividindo seus recursos de máquina entre eles. Esses clientes, representados pelos PSs, utilizam esses recursos virtualizados para oferecer seus serviços. Assim, por exemplo, é oferecida para o cliente uma máquina virtual com um sistema operacional instalado e o PS a utilizará para executar suas aplicações. Um PI pode alocar dinamicamente seus recursos de hardware para seus clientes, ou para cada máquina virtual, com o objetivo de utilização eficiente de sua infraestrutura. Essa alocação deverá, porém, ser compatível com acordos de nível de serviço (Service Level Agreement – SLA) definidos com os clientes.

Topo

Plataforma como Serviço (Platform as a Service – PaaS ):
Nesse tipo de cenário é oferecida uma camada de abstração acima da infraestrutura virtualizada. Assim, um Sistema de Computação em Nuvem oferece para o cliente uma plataforma de software para rodar o seu sistema. Diferente da IaaS, os recursos não são oferecidos como recursos de máquina, e sim de uma forma transparente ao cliente. Um exemplo desse tipo de serviço é o Google App Engine, que será apresentado na Seção Sistemas Comerciais .

Topo

Software como Serviço ( Software as a Service – SaaS ):
O objetivo deste cenário é permitir ao cliente a execução de determinadas aplicações na Nuvem, em alternativa à execução local dessas aplicações. Assim, esse tipo de serviço possui um nível de abstração acima do PaaS, oferecendo ao cliente apenas o uso da aplicação. Por exemplo, pode ser oferecido ao cliente um editor de texto, como no Google Docs, que será mais bem detalhado na Seção Sistemas Comerciais .
Anterior Topo Próximo.

Design downloaded from Zeroweb.org: Free website templates, layouts, and tools.