2. Mídias atingidas pelo spam

2.1. Email

Spam através de e-mail é a prática de enviar mensagens não requisitadas, freqüentemente com conteúdo comercial, em grande quantidade e para uma lista indiscriminada de destinatários.

Este é o tipo mais conhecido de spam, que existe desde que a internet foi aberta ao público nos meados dos anos 90. Está crescendo exponencialmente durante os anos e hoje compromete de 80 a 85% de todos os emails no mundo. Ver mais em [4. Estatísticas]

2.2. Programas de mensagens instantâneas

Spam através de mensagens instantâneas já atinge diversas redes, mesmo sem a freqüência do spam por email, com a facilidade de que as mensagens não são bloqueadas por filtros anti-spam.

De acordo com relatórios da Ferris Research, em 2003 mais de 500 milhões de mensagens spam foram enviadas em programas de mensagens instantâneas, como MSN Messenger, ICQ, Google Talk, etc. Este número é o dobro de casos ocorridos em 2002. Ver mais em [4. Estatísticas]

Uma maneira de proteger-se contra spammers deste tipo é permitir mensagens apenas de pessoas que estão em sua lista de contatos. O que ainda assim não evita completamente, pois existem muitos spams disseminados através de vírus que podem estar infectando os computadores de seus contatos

2.3. Fóruns e newsgroups

Spam em fóruns e newsgroups é um dos tipos de spam que mais incomodam, pois é muito simples apagar uma mensagem de e-mail, mas um tópico de spam em um fórum só pode ser excluído por um moderador, e é comum que moderadores fiquem dias sem perceber esse tipo de mensagem, tornando o fórum confuso e sujo.

Os spammers de fóruns e newsgroups usam bots (programas robôs) para criar contas automaticamente e publicar propaganda em vários subfóruns. Muitas redes agora fazem com que o cadastro de novos usuários seja restrito ou que usem técnicas anti bot. Ver mais em [7. Técnicas anti-spam]

2.4. Celulares

Spam através de telefones móveis são direcionados aos serviços de troca de mensagens SMS, também conhecidas como torpedos. Este tipo de spam pode ser especialmente irritante para os usuários, não só pela inconveniência, mas também porque algumas redes de telefonia cobram pelo serviço.

2.5. Jogos online

Muitos jogos online permitem que os jogadores interajam entre si através de mensagens, salas de bate-papo ou áreas de discussão. A qualificação de spam varia de jogo para jogo, mas geralmente o termo se aplica a todas as formas de flooding (envios de mensagens repetidas para chamar atenção sobre algum assunto), violando os termos de serviço do jogo.

É comum esse tipo de spam ser propaganda sobre venda de objetos e bens de consumo relacionados ao próprio jogo, como itens especiais ou dinheiro virtual.

2.6. Sistemas de busca

Conhecido como spamdexing, esse tipo de spam refere-se a prática de alterar o código HTML de páginas para aumentar a chance de que elas apareçam no topo de relevância em sistemas de busca.

Geralmente coloca-se no corpo de uma página diversas palavras escondidas, como termos que estão na moda ou nomes famosos, para que os sistemas de busca acreditem que existe aquele tipo de conteúdo no website.

2.7. Blogs, comentários e wikis

Este tipo de spam, assim como os spams de fóruns e newsgroups, usam bots para inserir comentários em blogs em larga escala. Este tipo de spam também ocorre em wikis e guestbooks, pois ambos aceitam a contribuição de usuários.

2.8. Sites de compartilhamento de vídeos e outros documentos

Sites de compartilhamento de vídeos, como o YouTube, são alvos freqüentes para os spammers. A técnica mais comum envolve pessoas (ou bots) enviando links para sites, a maior parte pornográficos ou de encontros online, nos comentários de vídeos aleatórios ou em perfis pessoais.

Outra técnica freqüente é o uso de bots para enviar mensagens, geralmente com textos para atrair as pessoas, muitas vezes com material de natureza sexual, para perfis aleatórios com links para um canal de spam. Estes canais possuem vídeos próprios ou de terceiros, também sugestivos, com a intenção de chamar atenção das pessoas para links de páginas de internet.