Biometria - Impressão vocal

                                                                                                                                                                                  

  

        Outras tecnologias biométricas

             

Home

         É importante relatar uma comparação da biometria vocal com outros tipos de biometria existentes. Além da biometria por impressão vocal, existem outros tipos de biometrias amplamente utilizados: impressão digital, íris, retina, impressão manual e assinatura. Existem ainda outras tecnologias que estão sendo desenvolvidas atualmente e têm grande potencial para utilidade no futuro, como reconhecimento do andar, orelha, arcada dentária, padrão vascular, face, DNA, composição química do odor corporal, entre outros. Vale destacar a importância da tecnologia para identificação de passo, ou maneira de andar, já que é a biometria mais adequada para identificação de pessoas à distância, o que pode remeter à aplicações forenses. Existe ainda a pesquisa em biometria múltipla, na qual um sistema utiliza mais de uma dessas tecnologias biométricas ao mesmo tempo. Iremos enfatizar as descrições das tecnologias mais utilizadas atualmente, bem como suas vantagens e desvantagens.

         Impressão digital: baseia-se nas marcas presentes nas falanges dos dedos, adquiridas durante a gestação de acordo com a posição do feto e características do líquido amniótico, o que faz com que as impressões digitais sejam intrínsecas, mesmo em gêmeos univitelinos. Esse tipo de biometria é talvez o mais utilizado devido à combinação positiva de fatores como precisão, facilidade de uso e custo.

         Reconhecimento de Íris: este método analisa a íris, região colorida do olho, localizada ao redor da pupila. Pode-se dizer que é também  única em cada pessoa (a probabilidade de duas pessoas terem a mesma íris é 1 em 10^72), como resultado da carga genética humana. É um dos métodos biométricos com maior precisão, porém requer alto processamento, o que representa maior custo.

         Reconhecimento de Retina: é o mapeamento dos vasos sanguíneos localizados na parte branca do olho através de scanner e iluminação. É a tecnologia biométrica de maior acurácia, embora seja um método altamente invasivo e tenha alto custo.

         Impressão manual: é o método que reconhece características únicas da mão de uma pessoa, como seu formato, digitais e sulcos da palma da mão e disposição das veias da mão. É uma biometria com alta precisão e pouco invasiva.

         Assinatura: tem como base diversas características da assinatura de uma pessoa, como o desenho das letras, a velocidade da escrita e a pressão exercida no papel ao assinar. É de grande facilidade de uso, porém tem baixa precisão se comparada a outras tecnologias biométricas, tendo alta incidência de erro devido a eventuais mudanças no estilo de assinatura.

          Um fator importante em qualquer tecnologia biométrica é sua precisão. Esta precisão se deve a dois fatores: a FAR (False Acceptance Error – erro de falsa aceitação) e a FRR (False Rejection Error – erro de falsa rejeição). O primeiro fator é um número que indica a quantidade de vezes que uma pessoa não autorizada consegue se autenticar no sistema sobre a quantidade total de tentativas. O segundo fator corresponde ao número de vezes que uma pessoa autorizada não é reconhecida pelo sistema em relação ao número total de tentativas. Como esses dois fatores são mutuamente dependentes, procura-se um ponto de equilíbrio entre os dois fatores, que corresponde ao CER (Crossover Error Rate). Quanto menor for o CER, mais preciso será o sistema biométrico.

                      

                                                           [1]                                                                                       Adaptada de [2]                            

           Para comparação desses tipos de biometria juntamente com a tecnologia por impressão vocal, as seguintes imagens se fazem melhores que um texto e evidenciam suas vantagens e desvantagens:

  [3]

Adaptada e traduzida de [4]

                                                                                        Anterior             Próximo

 

 

Guilherme Pires Sales de Carvalho

Thiago Monte dos Santos


 


         

 

 

 

  Home

  1. Biometria

  2. O sinal de voz

  3. Sistemas de verificação de locutor

  4. Conclusões

  5. Perguntas

  6. Referências bibliográficas

  7. Índice de figuras