Biometria - Impressão vocal

                                                                                                                                                                                  

  

    Biometria de voz - Introdução

Home

      

 

            A comunicação pela fala é uma das habilidades mais básicas e essenciais que nós seres humanos possuímos. A onda sonora de voz leva consigo a informação linguística, as características vocais e a emoção de quem a emitiu, o locutor.

           

            Hoje em dia, a abrangência de sistemas de telefonia fixa e móvel em todo o mundo é enorme. Além disso, temos o avanço da utilização de  VoIP (Voice over IP - voz sobre IP). Isso confirma que a voz é o tipo de biometria mais acessível, visto que não é necessário algum dispositivo extra de aquisição de dados nem tão pouco um sistema de transmissão. Esse fato dá a biometria de voz uma grande vantagem perante às demais, especialmente quando levamos em conta usuários ou sistemas remotos, já que além de ser um método não-invasivo ele ainda é mais viável economicamente.

           

            Podemos distinguir os três principais tipos de aplicações que fazem uso da informação biométrica presente no sinal de voz. São eles:

            Os sistemas  podem ser dependentes de texto, se o que deve ser falado for uma frase-chave (ex: "abra-te Sésamo") ou uma sequência numérica. Caso não seja necessário nenhum tipo de senha para que o sistema faça a autenticação do usuário, ele é dito  independente de texto.

           

            Contudo, a biometria de voz também apresenta problemas. As suas principais desvantagens são a sensibilidade a ruídos externos e as possíveis variações da maneira de falar de um ser humano, uma vez que a fala pode ficar diferente devido a condições emocionais (ex., raiva) e físicas da pessoa (ex., um resfriado).            

 

                                                                                      Anterior             Próximo

 

 

 

Guilherme Pires Sales de Carvalho

Thiago Monte dos Santos


 


         

 

 

 

  Home

  1. Biometria

  2. O sinal de voz

  3. Sistemas de verificação de locutor

  4. Conclusões

  5. Perguntas

  6. Referências bibliográficas

  7. Índice de figuras