3. RFID no mercado
Aplicações
As aplicações para a tecnologia de RFID são inúmeras, mas é possível citar algumas como destaque:
  • sistemas de antifurto para automóveis;
  • identificação/rastreamento de carga/animais;
  • documentação digital
  • cronometragem/medição precisa em eventos esportivos (como corridas e esportes onde medidas são levadas em consideração)
  • implantes humanos para fins de reconhecimento
  • bibliotecas com controle dinâmico e seguro dos livros disponíveis

Abaixo, algumas empresas que financiam ou participam diretamente de projetos que envolvem RFID:

RFID x Código de barras
O RFID foi inicialmente concebido como tecnologia alternativa ao código de barras, que, apesar de ter atendido o mercado por muitos anos, possui algumas características negativas. Por exemplo, o leitor de código de barras precisa de interação visual) com o código a ser lido. Além disso, a leitura óptica é feita de maneira relativamente lenta, quando comparada com a leitura através do RFID.
No entanto, a tecnologia de código de barras continuou a frente e só perde um pequeno pedaço do mercado a cada ano. Isso só ocorre porque as etiquetas RFID que os substituiriam (os RFID's passivos) ainda estão muito acima de seu custo, o que dificulta a difusão dessa tecnologia entre vários produtos, já que o preço final ao consumidor fatalmente seria também acrescido.
Conforme investimentos maciços são feitos em pesquisas nessa área de identificação por rádio freqüência, o preço final das etiquetas tende a diminuir, e somente daqui a alguns anos os preços estarão equivalentes, viabilizando uma fatia de mercado maior para os vendedores de RFID.