4. Considerações finais
A previsão é de que a médio/longo prazo o RFID substitua o código de barras na maioria de suas aplicações básicas, principalmente para fins logísticos. Mas, para que esta seja verdadeira, alguns obstáculos têm de ser vencidos.
Por exemplo, o preço por etiqueta RFID produzida, que ainda está excessivamente alto. Como os custos de dispositivos eletrônicos costumam cair rapidamente, principalmente depois de muitos investimentos - como é o caso do RFID - esse não deve ser o maior problema para a implantação em larga escala dessa tecnologia.
Além disso, os desenvolvedores de middleware para sistemas precisam se prevenir contra brechas de segurança.
Outra barreira a ser vencida é a falta de padronização no mercado atual. Ao seguir um padrão internacional, aparelhos e etiquetas de fabricantes e de países diferentes poderão ser compatíveis entre si, diminuindo os custos de implantação e manutenção dos sistemas.
O pior dos problemas é a opinião do consumidor final: no caso básico do supermercado que utiliza etiquetas RFID em seus itens, até que ponto os clientes desejarão que suas informações de compras sigam com tamanho detalhamento e velocidade até os fabricantes? E na identificação digital, quantos anônimos passarão a ter identificação completa em determinados locais? Qual será o limiar dessa discussão para a invasão de privacidade?
Resumindo: a tecnologia está amadurecendo, mas tem que superar algumas adversidades para definitivamente ser aceito com sucesso no mercado.