· Principal
· Introdução
· Utilização
· Classificação
· RIP
· Bibliografia
· Perguntas

· Download em pdf



UTILIZAÇÃO
Quando devem ser utilizados (rotas estáticas x rotas dinâmicas)?

Existem duas maneiras de se configurar um roteador para "ensina-lo" como transmitir um pacote para uma rede que não está diretamente conectada a ele. Pode-se utilizar rotas estáticas ou rotas dinâmicas (esta, utiliza protocolos de roteamento).

Na rota estática é necessário que o administrador diga para o roteador como chegar a uma dada rede. Sempre que houver alterações na rede o administrador deve manualmente fazer as atualizações no roteador. A simples adição de uma nova rota, exigiria a alteração das tabelas de roteamento em todos os roteadores da rede. Com isso é possível ver que a configuração manual das tabelas de roteamento é um método que somente se aplica a pequenas redes, com um número reduzido de roteadores e de rotas. Por outro lado, rotas configuradas manualmente permitem que se tenha um controle bem preciso sobre o comportamento de roteamento desta rede IP.

Já nas rotas dinâmicas, o roteador dinamicamente aprende rotas (uma vez que o administrador configurou um protocolo de roteamento nele). Diferente das rotas estáticas, após o administrador configurar o roteamento dinâmico, o roteador automaticamente atualiza suas rotas sempre que alguma mudança na rede for informada. Os roteadores aprendem e mantém suas tabelas de roteamento atualizadas através da troca de pacotes de atualizações entre eles.

Rotas estáticas são bastante utilizadas em redes stub e como gateways de saída para onde todos os pacotes com destino desconhecido serão mandados. Denomina-se rede stub, uma rede acessada por um único roteador como na figura abaixo.


Na figura, o roteador A será configurado com uma rota estática para alcançar a rede 172.16.1.0 através de sua interface serial. Já o roteador B deve ser configurado com uma rota estática, ou melhor, rota padrão para alcançar as redes atrás do roteador A, através de sua serial.

Como mencionado acima, existe um tipo especial de rota estática conhecida como rota padrão (default route). Esta rota serve para o roteador enviar qualquer pacote cujo destino não se encontre em sua tabela de roteamento.