IP sobre DWDM


  1. Introdução
  2. A Tecnologia DWDM
  3. Amplificadores Ópticos
  4. Conversores de Comprimento de Onda
  5. WADM
  6. OxC
  7. Gateway Óptico
  8. Princípios da Transmissão Óptica
  9. Tecnologia da Rede Óptica
  10. Arquitetura da Rede Óptica
  11. A Tecnologia IP sobre DWDM
  12. Características de IP sobre DWDM
  13. O Futuro
  14. Bibliografia

 

Volta à pagina inicial

 

   A Tecnologia IP sobre DWDM

   A tecnologia convencional DWDM é aplicada de duas maneiras em uma rede ótica. A primeira é uma abordagem centralizada na tecnologia SONET, também conhecida como uma arquitetura fechada. Ela é uma tecnologia muito usada atualmente. Essa tecnologia ainda é popular por que ela usa a tecnologia DWDM como portadora mas ainda retém a camada SONET para o gerenciamento da rede, e deteção e reparação de falhas. Isso é devido porque a maioria das empresas ainda deseja utilizar o máximo de seus sistemas SONET previamente instalados do que investir pesadamente em uma nova tecnologia. A tecnologia SONET sem dúvida providencia uma confiável reparação de falhas e capacidades para a rede, mas a proteção é conseguida em cima de muita redundância no sistema, o qual pode ser eliminada usando diretamente a implementação de IP sobre DWDM, sem a necessidade da camada SONET. A figura abaixo mostra as duas implementações da tecnologia DWDM.
A implementação que o SONET sobre DWDM sofre é por causa das limitações que são causadas pelo proprietário da tecnologia SONET. Daí o nome arquitetura fechada. Além do mais, configuração de multicamadas (IP sobre SONET sobre DWDM) leva a mais problemas que vantagens. No eventualidade de uma falha acontecer, cada camada tenta fazer uma restauração da falha, com isso criando destruição no sistema. A velocidade de transmissão de bits nesse sistema é controlada pela camada ATM, que é usada como uma tecnologia de acesso, operando a velocidades OC-12 e a camada IP, que é o plano de dados e que opera a velocidades OC-3. Além disso, SONET é apropriado para um constante tráfego de bits e não ao tráfego de “rajadas” como acontece na Internet.

   Uma implementação alternativa é a arquitetura aberta ou a estrutura IP sobre DWDM, diretamente. Aqui a camada de transporte é toda ótica e por isso mantém uma alta taxa de transferência de dados. O sistema consegue atingir satisfatoriamente velocidades de OC-192. Os overheads devido às camadas SONET e ATM também são eliminadas e com isso o custo do sistema é menor e as empresas não ficam tão dependentes da tecnologia dos proprietários e também da compatibilidade entre as camadas da rede.

Figura 7