IP sobre DWDM


  1. Introdução
  2. A Tecnologia DWDM
  3. Amplificadores Ópticos
  4. Conversores de Comprimento de Onda
  5. WADM
  6. OxC
  7. Gateway Óptico
  8. Princípios da Transmissão Óptica
  9. Tecnologia da Rede Óptica
  10. Arquitetura da Rede Óptica
  11. A Tecnologia IP sobre DWDM
  12. Características de IP sobre DWDM
  13. O Futuro
  14. Bibliografia

 

Volta à pagina inicial

 

   Princípios da Transmissão Óptica

   O sistema DWDM tem uma importante camada fotônica, que é responsável pela transmissão de dados através da fibra ótica. Alguns dos princípios fundamentais da transmissão ótica são descritos abaixo :

a) Espaçamento de canal : A mínima separação de freqüência permitida entre dois comprimentos de onda multiplexados em um mesmo canal é chamado de espaçamento de canal. Menor o espaçamento, maior é o número de canais que podem ser transmitido pela fibra ótica. Mas há um limite para esse número e portanto há uma mínima separação de freqüência que é controlado pela largura de banda do amplificador ótico e a capacidade do receptor em identificar dois comprimentos de onda próximos. O espaçamento de canal padrão aceitado hoje em dia no mundo é de 100GHz.

b) Direção do sinal : Fibras óticas podem transmitir informação nas duas direções. Este princípio permite transmissões simplex (unidirecional) ou duplex (bidirecional) na mesma fibra.

c) Rastreamento do sinal : O procedimento de deteção se um determinado sinal alcança o destino correto é chamado de rastreamento do sinal. O caminho do sinal pode então ser traçado através da rede. Isso é feito colocando informações extras no comprimento de onda e usando um filtro elétrico no receptor para filtra-lo e inspecionar por erros. O receptor então informa o caminho do sinal para o transmissor.