IP sobre DWDM


  1. Introdução
  2. A Tecnologia DWDM
  3. Amplificadores Ópticos
  4. Conversores de Comprimento de Onda
  5. WADM
  6. OxC
  7. Gateway Óptico
  8. Princípios da Transmissão Óptica
  9. Tecnologia da Rede Óptica
  10. Arquitetura da Rede Óptica
  11. A Tecnologia IP sobre DWDM
  12. Características de IP sobre DWDM
  13. O Futuro
  14. Bibliografia

 

Volta à pagina inicial

   Características das Redes IP sobre DWDM

   A tecnologia IP sobre DWDM pode se tornar uma realidade completa somente quando os serviços fim-a-fim forem oferecidos opticamente. Isso significa que a camada óptica deve implementar algumas características necessárias, como detecção de erro e correção, tolerância a falhas, gerenciamento de rede, roteamento e comutação na camada DWDM propriamente dita. Algumas dessas características são abordadas a seguir.

   1) Detecção de Erro : SONET tem a capacidade de detectar erros usando overheads nos frames transmitidos. Isso possibilita monitorar também as falhas da rede. Esta é uma tarefa que o sistema SONET desempenha com facilidade, mas conseguir o mesmo em uma rede toda óptica requer mais complexidade nas tarefas. Alternadamente, transportar sinais diretamente sobre DWDM aumenta a transparência do protocolo mas reduz a distância máxima em que o sinal pode ser mandado. Métodos como as técnicas de Correção de Erro de Transmissão (Forward Error Detection - FEC), têm sido usadas nos sistemas DWDM.

   2) Roteamento por Comprimento de Onda : Esta é a parte essencial de uma rede toda óptica. O comprimento de onda e a origem do sinal, assim como os estados dos comutadores da rede e os modificadores de comprimentos de onda decidem o caminho do sinal através da rede. Os WADM são usados para interconectar roteadores IP tornando possível estabelecer um caminho de luz entre dois nós. O roteamento é mais ou menos um problema da camada IP nas modernas redes toda óptica e a maioria de suas características pode efetivamente lidar com esta camada.

   3) Gerenciamento e Controle de Rede : Isso é alcançado pelo gerenciamento efetivo dos roteadores do backbone IP, de Gigabits, que podem “interfacear” diretamente com a camada DWDM. Algumas dessas características que ainda não foram resolvidas a respeito são : esboçar a especificação e a dimensão da rede e de seus elementos, avaliar seu papel no roteamento e nas designações dos comprimentos de onda, desenhar o conjunto de comprimentos de onda e seus critérios de reuso. Muitos dos produtos no mercado alcançam isso provendo um subsistema separado para gerenciamento de redes.

   4) Transparência do Serviço : Essa é a característica aonde no transporte de rede o sinal não precisa de nenhuma informação extra sobre ele. Alta grau de transparência é fundamental para se lidar com todos os tipos de clientes sobre a rede de uma maneira unificada. A independência da taxa de bit é a condição necessária para a transparência de serviços.

   5) Interoperabilidade : Essa também é uma característica fundamental no desenvolvimento de redes toda óptica. Isso significa que os sistemas desenvolvidos por diferentes fabricantes podem se integrar entre si. Isso é conseguido definindo as especificações para que todos os fabricantes o sigam.