Topologia

A rede é formada por um servidor central chamado de Servidor de Rede (Network Server, ou NS) que é conectado via rede TCP/IP a um ou mais pontos de acesso chamados gateways. Esses gateways são responsáveis por fazer a conversão do pacote recebido pela rede de backbone para ser enviado via LoRa para um ou mais dispositivos chamados de end devices. Por causa dessa estrutura a topologia da rede é popularmente chamada de “Stars-of-stars”, ou “Estrela-de-estrelas” em tradução livre. Outros servidores também são definidos pelo protocolo, são eles: Servidor de aplicação (Application Server, AS) e o servidor de admissão (Join Server, JS).

Uma rede de acesso público LoRaWAN deve ser registrada pela LoRa-Alliance e receber um identificador de rede único.

O diagrama abaixo ilustra a conexão entre todos os componentes.

Topologia da rede LoRaWAN

Considerações da topologia

  • Devido ao longo alcance dos dispositivos, é possível que mais de um gateway receba um pacote transmitido por um mesmo dispositivo. A administração de casos de duplicação é realizada pelo Network Server.

  • Apenas os links entre dispositivos finais e gateways se comunicam através de LoRa, todo o resto da conexão é feita via TCP/IP.

  • Apenas a estrutura para sensores fixos foi explorada, porém a rede possui a descrição e formalização do processo de roaming, que é a mudança da localização do dispositivo final e com isso a mudança do servidor de rede que administra as mensagens recebidas.