Classe B

Na classe B (Beacon), novas janelas de recepção sincronizadas são abertas. O gateway envia beacons periodicamente para sincronizar as novas janelas de recepção, chamadas de ping slots. Uma das características dos ping slots é o rápido fechamento da janela de recepção aberta para manter a característica de baixo consumo de potência. A informação de que a classe B está sendo utilizada por um dispositivo é informada no campo FCtrl (Frame control) no terceiro bit mais significativo. Esse campo só existe no pacote de upload do dispositivo, e caso o servidor queira que o dispositivo entre em classe B, é necessário fazer isso pela camada de aplicação.

Exemplo

Exemplo da classe B

Na figura acima temos um exemplo do funcionamento na classe B. Após a recepção do beacon na janela RX, os ping slots são criados, e observando que nenhuma mensagem foi enviada, a janela de recepção é rapidamente fechada. Em sequência, quando uma mensagem é detectada em um dos pings, a janela continua aberta até que toda a mensagem seja demodulada. Quando o dispositivo envia uma mensagem ele continua abrindo as janelas de recepção RX1 e RX2 normalmente, como definido na classe A.

Beacon

O beacon enviado pelo gateway é uma mensagem que tem o objetivo de sincronizar os dispositivos, removendo desvios de sincronismos causados pelo clock (clock drift). O dispositivo de borda precisa buscá-lo e abrir janelas de recepção periódicas para ele, considerando os possíveis erros de sincronismo no tamanho da janela. O beacon também é enviado de forma diferente, sem o cabeçalho físico padrão do lora, e sem o campo CRC adicionado pelo LoRa.

MAC comands

Dispositivos que estão operando na classe B possuem outros MAC commands específicos dessa classe, relacionados a informações sobre o beacon e os ping slots.