Classe dos dispositivos

Existem três modos de operação do protocolo, as classes A, B e C. A classe A é a classe fundamental, e as outras apenas fazem uma modificação na forma de recepção de pacotes do dispositivo de borda, junto da adição de alguns comandos de controle da camada MAC, no caso da Classe B. Por isso é necessário entender a classe A antes de ler sobre as classes B e C.

A classe A, tem janelas de recepção de pacotes abertas apenas após o envio de mensagens, o que torna ela mais eficiente energeticamente, pois o demodulador não é passivo e consome energia quando espera por um sinal. Essas janelas de recepção da classe A continuam sendo abertas nos outros modos de operação.

A modificação da classe B é a adição de novas janelas de recepção periódicas controladas pelo gateway. Por abrir mais janelas de recepção, esse modo consome um pouco mais de energia, mas permite que o dispositivo de borda receba mais pacotes do servidor em um mesmo período de tempo.

Na classe C uma nova janela de recepção é aberta continuamente quando a janela padrão da classe A não está aberta. Isso faz com que ela seja a classe com maior consumo de potência e maior capacidade de recepção de dados.