Logo do site

Este site é um trabalho da disciplina de Redes II do curso de Engenharia Eletrônica e de Computação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, período de 2022.2.

Esse trabalho foi feito pelos alunos: Alan Peterson, Fernando Dias e Matheus Felinto.

Introdução

O LoRaWAN é uma especificação para a construção de uma rede de grande extensão para dispositivos de baixo consumo (Low Power Wide Area Network, ou LP-WAN) cujo objetivo é interconectar diversos dispositivos IoT em uma única estrutura que centraliza, administra e protege todas as comunicações dos dispositivos em qualquer escala. O propósito da especificação é definir uma infraestrutura de comunicação para dispositivos IoT que utilizam LoRa, um protocolo de comunicação capaz de possuir baixo consumo e longo alcance nas comunicações. O LoRaWAN especifica componentes, e protocolos para fazer a conversão dos pacotes LoRa para pacotes TCP/IP e utiliza a própria infraestrutura da internet para interconectar os diversos componentes e definir as interfaces de interação com a rede IoT.

Conteúdo abordado

Este trabalho tem como objetivo mostrar a estrutura e as funcionalidades dos principais componentes da rede. Para isso, será feito um resumo do padrão de comunicação LoRa para mostrar as principais características que são alteradas na rede. Após isso, será feito a apresentação da especificação do LoRaWAN, que aborda tópicos como a topologia, componentes e comandos existentes dentro da arquitetura. O trabalho é concluído com um questionário para incentivar o aprendizado do leitor.

O trabalho está dividido em diversas seções que estão elencadas e podem ser acessadas pelo menu lateral. O trabalho também pode ser acompanhado de forma sequencial selecionando as setas localizadas no topo da página. Ao fim do trabalho será apresentado cinco perguntas para fazer o leitor refletir sobre os conteúdos apresentados.

Declaração de autoria

Este trabalho foi totalmente produzido pelos autores que declaram não terem violado os direitos autorais de terceiros, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Havendo textos, tabelas e figuras transcritos de obras de terceiros com direitos autorais protegidos ou de domínio público tal como ideias e conceitos de terceiros, mesmo que sejam encontrados na Internet, os mesmos estão com os devidos créditos aos autores originais e estão incluídas apenas com o intuito de deixar o trabalho autocontido. O(s) autor(es) tem(êm) ciência dos Artigos 297 a 299 do Código Penal Brasileiro e também que o uso do artifício de copiar/colar texto de outras fontes e outras formas de plágio é um ato ilícito, condenável e passível de punição severa. No contexto da Universidade a punição não precisa se restringir à reprovação na disciplina e pode gerar um processo disciplinar que pode levar o(s) aluno(s) à suspensão.