Mecanismos de Roteamento

O roteamento de tráfego em fabrics pode se tornar um desafio. Muitas situações demandam o uso de mecanismos capazes de oferecer menor overhead e latência, maior confiança e a prevenção de entregas desordenadas de frames.

Spanning tree

Em caso de falhas, é fundamental a existência de caminhos alternativos entre a fonte e o destino. Porém, a existência de muitos caminhos pode levar a uma entrega desordenada de frames. Isto ocorre porque os frames podem viajar por caminhos diferentes, podendo chegar ao destino antes que os seus antecessores.

A solução para este problema consiste no uso de spanning trees (padrão IEEE 802.1). Assim, cada switch irá armazenar alguns caminhos, e o protocolo spanning tree irá bloquear outros caminhos com finalidade de simplificar a topologia. Então, o caminho mais curto em termos de pulos será utilizado para o transporte de frames, e somente um caminho estará ativo por vez. Isto significa que todos os frames associados deverão utilizar o mesmo caminho até o destino. Os outros caminhos, que foram bloqueados, servem como caminhos reservas, para caso de falha no caminho primário.
O protocolo mais utilizado para a seleção de caminhos é o Fabric Shortest Path First (FSPF).

Fabric Shortest Path First

O protocolo FSPF garante que, em situações onde existem muitas rotas, a rota escolhida seja a com o menor número de saltos. As considerações feitas pelo FSPF para a escolha da rota mais rápida são:

  • Todos os saltos têm a mesma latência
  • Todos os saltos operam na mesma velocidade
  • Todos os saltos não apresentam congestionamento

O FSPF guarda as informações das conexões em todos os switches de um fabric e associa a cada conexão um custo. O custo é calculado de forma proporcional ao número de saltos. O protocolo calcula os caminhos de um switch para todos os outros switches no fabric adicionando o custo de todas as conexões atravessadas pelo caminho, e escolhendo o caminho cujo custo é mínimo.

A base de dados da topologia é formada pelo conjunto de estados de conexão (incluindo o custo) de todos os switches de um fabric. Esta base é armazenada em os switches do fabric, que realizam a sua manutenção e sincronização.

Design downloaded from free website templates.