Camadas

Seguindo os princípios estabelecidos no modelo ISO/OSI, o Fibre Channel também possui sua arquitetura dividida em camadas. Isto permite o desenvolvimento de uma camada de forma independente das camadas adjacentes. A estrutura das camadas pode ser observada na figura abaixo:

Camadas

Figura 4: Camadas do Fibre Channel

As camadas do Fibre Channel podem ser categorizadas em dois grupos: Camadas físicas e de rede e Camadas superiores. [IBM Redbook]

Camadas Físicas e de Rede

Estas camadas incluem as três camadas mais baixas: FC-0, FC-1, e FC-2.

FC-0 - Camada Física

Esta é a camada mais baixa. Sua função é definir a conexão física do sistema para a transferência de dados, incluindo cabos, conectores e parâmetros ópticos e elétricos para o sistema em uma alta taxa.
Este nível é projetado para oferecer flexibilidade e permitir um grande número de tecnologias de acordo com as necessidades de configuração. Uma rota de comunicação entre dois nós pode estabelecer conexões com diferentes tecnologias.

FC-1 – Protocolo de Transmissão

É nesta camada que se dá a codificação e decodificação dos dados e o controle de erros. Esta camada também é utilizada para integrar os dados com o clock do sistema, fundamental a tecnologias seriais.

FC-2 – Camada de Rede

Esta camada especifica um mecanismo de transporte de dados independente das camadas superiores. A camada FC-2 tem capacidade de auto-configuração e suporta ambientes ponto-a-ponto, de laço arbitrado e switched.

A Camada de Rede também é responsável por fornecer os métodos que irão determinar:

  • Topologias baseadas ou não em fabrics
  • Modelos de comunicação
  • Classes de serviço oferecidas pelos fabrics e pelos nós
  • Modelo fabric geral
  • Identificadores de sequência e de trocas
  • Segmentação e montagem

Os dados são transmitidos em ordered sets de quatro bytes, contendo os caracteres de controle e os dados. Através dos ordered sets de dados é possível realizar a sincronização, que também estabelece a fronteira do alinhamento. [IBM Redbook]

Camadas Superiores

As camadas superiores incluem as camadas: FC-3 e FC-4.

FC-3 – Serviços Comuns

Esta camada define funções auxiliares, que podem afetar múltiplas portas em um único nó ou em um fabric . As funções suportadas geralmente incluem:

  • Hunt Groups: Esta função tem por objetivo diminuir a latência do sistema. Para isso, a cada nó é atribuído um hunt group. Um hunt group é um conjunto de N_Portas conectadas a um único nó. A este conjunto é atribuído um identificador, cujo propósito é permitir que frames que contenham o identificador sejam redirecionados para qualquer N_Porta disponível do conjunto.
  • Striping: Utiliza N_Portas em paralelo para transmitir uma informação através de diversas conexões, aumentando, consequentemente, a largura de banda.
  • Multicast: Realiza a transmissão para várias portas de destino. Também inclui a habilidade de transmitir em broadcast para todos os nós ou subconjunto de nós. [IBM Redbook]

FC-4 – Camada Superior (Mapeamento ULP)

A camada mais alta, a FC-4, tem por objetivo implementar protocolos específicos para a aplicação. Através de regras de mapeamento, esta camada especifica como processos ULP (Upper Layer Protocol) da mesma camada operam entre si.
O Fibre Channel permite tanto o transporte de protocolos de rede quanto de canal através da mesma interface. Um exemplo de protocolo de canal é o Fibre Channel Protocol (FCP). Ele é utilizado para transferência de dados SCSI por meio do Fibre Channel. Um exemplo de protocolo de rede é o envio de pacotes IP (Internet Protocol) através dos nós. [IBM Redbook]
Design downloaded from free website templates.