Introdução:


    A utilização da VANET nos veículos proporcionaria semelhante às redes Ad hoc que cada veículo conectada a rede funcionasse como roteadores ou receptores não necessitando de uma infra-estrutura ou topologia pré-definida, ou seja, a rede se auto-configuraria de acordo com o deslocamento aleatório dos nós móveis que se movem de forma arbitrária, sendo que cada aparelho implementado nos veículos funcionaria como nós, sendo capaz de sair e entrar livremente pela rede sem fio.


    As redes Ad hoc se espalharam apartir de meados da década de 90, onde surgiram inúmeras pesquisas com utilização de laptops e redes sem fio IEEE802.11/Wi-Fi , havendo assim a formulação de vários protocolos que variavam de acordo com o espaço culminando para experimentos agora em diante aplicado também às redes Ad hoc veiculares.


    As tecnologias que estão sendo desenvolvidas para as VANETs focam principalmente para a comunicação entre veículo-veículo e veículo-estrada, estabelecendo uma comunicação de forma melhorar e coordenar o fluxo de veículos nas vias. Um sistema semelhante que engloba o conceito de VANET chamada de MANET(Mobile Ad hoc NETwork) que é uma malha de nós móveis(MNs) o qual já está sendo bastante utilizada em sistemas aeroviários e metroviários  com sucesso.