Perguntas:

  • 1- Para que serve o projeto Tor?
    Resposta: O projeto Tor foi criado com o intuito de garantir ao usuário a sua privacidade, protegendo todas as informações que passam pelo seu cabo ethernet, Wi-Fi ou rede móvel, de forma que ele fique anônimo.
  • 2- Explique como é a construção da rede do Tor.
    Resposta: A rede de Tor lembra uma cebola, pois é constituída em camadas. Para criar a cebola, a origem seleciona aleatoriamente uma lista de nós a partir de um 'nó diretório' de modo a definir um caminho até o destino.
    Os nós presente na lista do caminho são essencialmente usuários da rede Tor, composta geralmente por 3 nós intermediários, que se mantêm constantes por um período aproximadamente de 10 minutos. Se a transmissão for mais longa, é escolhida uma nova rota aleatória.
    Nenhum nó do caminho sabe se o adjacente a ele é um intermediário ou origem/destino, exceto o último, responsável pela última camada de criptografia.
  • 3- Por que o nó de saída é o ponto mais vulnerável do sistema Tor?
    Resposta: Porque é a camada responsável por remover a última camada de criptografia e transmitir a mensagem original. Sendo assim, é possível que a mensagem seja interceptada neste momento, expondo as informações dela. Isto não afeta somente o remetente ou destinatário, mas também o próprio voluntário que se disponibilizou como último nó, pois ele será o acusado se algo ilegal passar por ele.
  • 4- Para que serve o Tor2web?
    Resposta: O Tor2web permite que usuários da internet comum acessem os serviços ocultos da rede Tor sem a necessidade de utilizar o navegador específico do Tor.
  • 5- O que é a Deep Web e como poderíamos acessá-la?
    Resposta: É a parte da web que contém as páginas que não são referenciadas pelos motores de busca comuns. Na maioria dos casos, para acessá-la, é necessário utilizar softwares específicos, como o navegador do Tor.