Deep Web

Introdução

O conteúdo existente na internet é muito mais vasto do que a maioria das pessoas imaginam. Estima-se que cerca de 70% do total de páginas na web não são referenciadas pelos motores de busca, isto é, essas páginas não podem ser achadas a partir de uma simples busca no Google, por exemplo.

Essa parte da rede é conhecida como Deep Web, onde para navegá-la precisa-se de mecanismos específicos (o navegador Tor, por exemplo) e muito cuidado, pois o conteúdo encontrado nela varia de livros e artigos à assassinos de aluguéis e mercado negro.

(2)Infográfico da Deep Web -

extraído do site html:\\www.brandpowder.com

Darknet

A Darknet é qualquer tipo de rede fechada onde permite-se o compartilhamento de conteúdo de maneira anônima, só podendo ser acessada através de softwares, configurações ou autorizações específicas.

Não se deve confundir com a Deep Web, pois a Darknet seria uma parte dessa área da web, onde os sites são na verdade propositalmente escondidos, para proteger do monitoramento, vazamento de informações e crimes em geral. Enquanto na Deep Web os sites não são achados pelo fato das páginas não serem referenciadas por motores de busca padrão, por vários motivos diferentes.

Silk Road

Fundada em Fevereiro de 2001, a Silk Road era um marcado negro online encoberta pela rede Tor. Mais conhecida por vender ilegalmente drogas, os usuários desse mercado eram capazes de navegar anonimamente e sem preocupações com o monitoramento pelas autoridades.

Em 2013, o FBI (Federal Bureau of Investigation) fechou o site, prendendo e acusando Ross William Ulbricht de ser o fundador do mercado. Já houve mais duas versões do Silk Road, a segunda já estando fechada pelas autoridades e a terceira até o momento está online.

(3) Imagem com aviso do FBI sobre o fechamento do site.

- extraído do site https://en.wikipedia.org