4. Perguntas
1)Como é a arquitetura Ad Hoc?
R: A rede Ad Hoc é composta somente por estações dentro do BSS que se comunicam entre si sem auxílio de uma infra-estrutura, não há necessidade de um ponto de acesso centralizado para haver comunicação entre as estações, o padrão 802.11 se refere a uma rede Ad Hoc com uma BSS independente.
2)O que é o DCF?
R: O DCF, é o mecanismo básico de acesso ao meio no 802.11, é de modo simples um acesso múltiplo com detecção de portadora evitando colisões (Carrier Sense Multiple Access with Collision Avoidance - CSMA/CA) com reconhecimento positivo. Existem dois tipos de DCF no padrão, o baseado em CSMA/CA e o que utiliza também pedidos e permissões para transmitir dados (Request to Send - RTS e Clear to Send - CTS).
3) Cite um motivo de o porque o padrão 802.11a não obteve tanto sucesso?
   R: Como ele utilizava a faixa de frequência de 5GHz , ao invés da faixa de 2,4 GHz, isso trouxe alguns problemas de não existirem muitos equipamentos operando nessa faixa de frequência, outro problema enfrentado foi a padronização da faixa de frequência e de propagação.
4)Como conseguir a compatibilidade entre o 802.11b e o 802.11g?
R: Para que haja a compatibilidade, o 802.11g pode atuar em todos os modos do 802.11b normalmente, porém, para que não haja colisões é necessário que sempre que uma estação quiser utilizar um meio, e a deve enviar uma mensagem de RTS para o ponto de acesso, apenas tendo direito a transmitir a sua mensagem ao receber o CTS, dessa forma evitando colisões entre dispositivos b e g.
5)Qual a utilidade do MIMO?
R: É uma técnica de processamento de sinais para transmitir múltiplos fluxos de dados através de várias antenas para o transmissor e o receptor, explorando o uso de múltiplos sinais transmitidos para o meio físico sem fio e múltiplos sinais recebidos desse meio para aumentar o desempenho dos dispositivos sem fio.