1. Introdução
   Com a utilização cada vez maior das redes sem fio na comunicação entre os mais variados dispositivos e nos mais variados ambientes a importância desse tipo de tecnologia cresce com o passar do tempo, no passar desses anos diversos padrões e tecnologias surgiram para acomodar esta vasta gama de aplicações e coberturas.
   Dentro deste cenário, destacamos o padrão 802.11 que devido a sua popularidade, altas taxas e baixo custo tem conseguido um grande destaque no mercado.
   Os primeiros produtos para redes locais sem fio surgiram no início da década de 90, utilizando tecnologia proprietária, e se aproveitando a disponibilidade das bandas ISM (Industrial, Scientific and Medical) para operação sem necessidade de licença. Estes produtos operavam na banda ISM de 900 MHz, algum tempo depois surgiram produtos que utilizavam a banda de 2.4 GHz e no fim da década começaram a surgir produtos que usavam a banda de 5 GHz.
   O principal problema das soluções proprietárias foi a falta de padrão que garantisse a compatibilidade entre os diversos produtos disponibilizados pelos diversos fabricantes. Para resolver esse problema o IEEE aprovou a versão das normas IEEE 802.11, publicada em 1997.