Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Introdução

       Atualmente as relações entre empresas tem cada vez mais foco no mercado e logística global. Para atender a esta mudança, várias empresas tem instalações em diferentes lugares, necessitando assim de um modo de comunicação rápida, segura e confiável, entre seus pontos de atuação.
       Geralmente empregados dessas empresas, que utilizam sistemas privados de comunicação, necessitam se conectar a uma rede privada do trabalho utilizando para isso a internet, que é considerada naturalmente um meio inseguro de comunicação.
       Visando diminuir a insegurança dessas redes e melhorar as comunicações dentro das empresas e entre empresas, surgiu a tecnologia de redes privadas virtuais (“Virtual Private Network” ,VPN), que tem a intenção de proteger a informação transmitida pela internet através de uma conexão virtual privada direta, também chamada de túnel, entre o usuário e a rede interna privada da empresa, tornando a troca de dados e comunicação segura, mesmo utilizando uma rede insegura como a internet .
       Assim, a necessidade de uma rede de comunicação de baixo custo, com segurança nas trocas de informações, compatível com os protocolos existentes, e capaz de gerenciar endereços internos, iniciou a criação da Rede Privada Virtual (VPN).

< Voltar Avançar >