Redes I - 2010/01
Componentes das redes de telefonia móvel
1. ESTAÇÃO BASE

         As estações base são responsáveis pela alocação de canais e realização de chamadas entre os dispositivos de telefonia móvel e para isso, utilizam uma Central de Comutação. São formadas pelo conjunto de transmissão, formado por receptores, torres e antenas; e pelo conjunto de controle, consistindo de uma unidade com microprocessador que controla e supervisiona as chamadas entre os móveis. É também responsável por monitorar os níveis de sinais e o controle de handoff.

         Os canais de comunicação entre o dispositivo móvel e a base são divididos em canais de voz, onde ocorre conversação e troca de dados; e canais de controle, que se encarregam de informações sobre a chamada e o sistema.


2. ESTAÇÃO MÓVEL

         Uma estação móvel, utilizando um transceptor portátil de voz e dados, se comunica com rádios das estações base em qualquer um dos canais alocados. Estes canais realizam comunicação full-duplex entre o móvel e a estação, ou seja, possuem um caminho de ida e volta entre eles.

         Mensagens de controle também fazem parte da comunicação entre o móvel e a base, sendo conhecidas como links diretos (troca de mensagem entre a estação base e o móvel) e links reversos (entre o móvel e a estação base). Dentre as mensagens de links diretos podemos citar pedidos do móvel para acessar um canal que esteja livre para realizar uma chamada como para se registrarem em uma nova área de serviço. Mensagens provenientes da estação base para sinalização de handoff e alocação de canais, são exemplos de links reversos.


3. CENTRAL DE COMUTAÇÃO MÓVEL

         A Central de Comutação Móvel realiza a interligação entre um conjunto de células, podendo também prover ligação com a Rede de Telefonia Publica (PSTN). É responsável por gerenciar e controlar equipamentos das bases, fornecendo tecnologias de acesso e funções de processamento de chamadas e tarifação. O número de células cobertas por uma Central varia de acordo com as necessidades.

         A cobertura dentro de cada célula, denominada área de cobertura, depende de parâmetros pré-definidos como altura, potência de transmissão e localização da antena, podendo ser alterada por obstáculos como prédios, vegetação, túneis e montanhas.

Topo