3. Técnicas
Existem muitos meios de se esconder a informação que se deseja transmitir. As técnicas empregadas na esteganografia vêm sendo desenvolvidas desde a antiguidade. Uma característica comum entre todas as técnicas é o fato de que todas devem transmitir a informação escondida de forma que terceiros nem desconfiem de sua existência. É preciso ter em mente que as técnicas oferecem diferentes níveis de segurança, podendo, conformo o caso, serem combinadas de modo a obter um melhor resultado.
Podemos dividir as técnicas de acordo com o critério que utilizam para esconder a informação [WAYNER]. Abaixo são citados alguns desses critérios que serão mais bem explicados mais a frente.
- Ruído: é uma técnica simples que consiste em substituir o ruído em uma imagem ou em um arquivo de áudio pela informação que se deseja transmitir.
- Espalhando a informação: mecanismos mais sofisticados espalham a informação nos pixels de uma imagem ou em partes de uma arquivos de áudio [pixel pra imagem, pro áudio uso o que? “moments in a sound file”]
- Aleatoriedade: muitos programas fazem uso de geradores de números randômicos para dar mais realismo a cenas, sons e jogos. Uma das técnicas esteganográficas consiste em esconder a informação no lugar desses números randômicos.
- Ordem: consiste em transmitir a informação através da ordem em que os elementos de uma lista são dispostos.
- Dividir a informação: divide a mensagem em partes que seguem caminhos diferentes até o destino. Algumas técnicas mais sofisticadas possibilitam, inclusive, que a informação seja reconstruída a partir de uma fração do total de pacotes em que esta foi dividida.
Uma informação que se deseja transmitir pode ser escondida em uma lista, que será armazenada no ruído de um arquivo que pode ser transmitido de forma a esconder a fonte da informação, mostrando como essas técnicas podem ser combinadas para permitir diferentes níveis de segurança na transmissão da imagem.