Arquitetura:

A arquitetura Grid é comumente descrita através de camadas, que provêm funções específicas, sendo que as camadas mais altas são mais centradas no usuário, enquanto que as mais baixas no hardware.

A camada mais baixa é a da rede, que tem o papel de conectar os recursos da grid.

Acima da camada da rede se encontram os recursos, tais como computadores, serviços de armazenamento, catálogos eletrônicos,sensores que estão conectados a rede.

Logo em seguida, a camada do middleware fornece ferramentas que permitem que elementos distintos(servers, redes de armazenamento, etc) participem na grade. Como uma análogia, pode-se dizer que o middleware é o cérebro da grid, pois é a 'inteligência' que une e controla outros elementos.

Por último, a camada mais alta da estrutura é a que se refere a aplicação propriamente dita, que inclui aplicações em diversas áres como em engenharia e financias, além de portais e desenvolvimento de ferramentas que auxiliam as aplicações. Nas arquiteturas em grade mais comuns, a camada de aplicação fornece o chamado serviceware, que se consiste de funçoes gerais de gerência como medir quem fornece recursos e quem os usa, uma atividade importante quando se compartilha recursos de uma diversidade de instituições entre um grande número de usuários.

A camada do middleware é dividida em outras duas camadas. A primeira é a de recursos e protocolos de conectividade, que cuidam da comunicação em rede entre diferentes computadores e recursos de grid. Nesta camada, protocolos de comunicação são usados para que computadores que contribuam numa grid reconheçam mensagens relevantes no contexto da grid e ignorem qualquer outra mensagem vinda pela internet, isto é, permite que os recursos se comuniquem entre si, possibilitando troca de dados. Além desses, existem os protocolos de autentificação, que fornecem mecanismos seguros de verificar a identidade tanto dos usuários, como dos recursos.
A segunda camada é dos serviços coletivos, que também são baseados em protocolos. Estes são os protocolos de informação, que obtêm informação sobre a estrutura e o estado dos recursos numa grade computacional a os protocolos de gerência, que negociam o acesso a recursos de um modo uniforme. Serviços coletivos abrangem atividades como realizar update de diretórios dos recursos disponíveis, monitorar e diagnosticar problemas, replicar dados, fornecer serviços de policiamento para rastrear que pode fazer o que e quando.

Páginas:
1 - 2 - 3
anterior - próxima