1. Introdução

 2. Histórico

 3. Formatação

 4. Funcionamento

 5. Sistema de Dados

 6. Tecnologias

 7. RAID

 8. Fabricantes

 9. Extras

 10. Conclusão

 11. Bibliografia

FORMATAÇÃO

O disco rígido, ao sair da fábrica, tem sua camada magnética onde os dados são gravados sem um padrão determinado. Faz-se necessário então que seja criada uma estrutura na qual os sistemas operacionais possam gravar e ler os dados de uma maneira ordenada. Damos a esse processo o nome de Formatação.

A formatação é subdividida em dois tipos: Física e Lógica.

FORMATAÇÃO FÍSICA

Esse tipo de formatação tem como objetivo dividir o disco virgem em trilhas, setores e cilindros. Esta formatação é realizada apenas uma vez, não sendo possível refazer ou desfaze-la. É realizada na fábrica que produz o disco rígido no final do processo de fabricação. Todo esse processo significa uma espécie de caminho, mostrando à cabeça de leitura onde deve ser executada tal ação.

FORMATAÇÂO LÓGICA

Complementar à formatação física é realizada para que o sistema operacional tenha condição de utilizar o disco rígido. Esta por sua vez não altera a estrutura física do disco, pode ser realizada de diversas formas, em diversos sistemas de dados e pode ser utilizada quantas vezes for preciso. Usualmente realizada através do comando “format” do DOS. Acontece de maneira parcialmente automática ao utilizar os programas fornecidos junto com os sistemas operacionais.

RESULTADO

Após a formatação o disco encontra-se com uma estrutura peculiar ao respectivo sistema operacional já em condições de receber dados. Essa estrutura é chamada de Sistema de Arquivos onde estão contidos todo o conjunto de estrutura lógica e de rotinas que permite ao sistema o controle do disco.

 
Principal Grupo de TeleInformática e Automação Departamento de Eletrônica Escola Politécnica Universidade Federal do Rio de Janeiro