Denial of Service - Negação de Serviço
EEL878 - Redes de Computadores I
Profº Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte

Apêndice: Perguntas e Respostas

1.      Qual é o objetivo dos ataques de Negação de Serviço e como podem ser conseguidos?

Interromper atividades legítimas como navegar em um web browser, ouvir uma rádio ou assistir a um canal de TV online ou transferir dinheiro para uma conta bancária, aproveitando-se de falhas e/ou vulnerabilidades presentes na máquina vítima, ou enviar um grande número de mensagens que esgote algum dos recursos da vítima, como CPU, memória, banda, etc.

 

2.      Diferencie DoS padrão de DDoS.

DoS utiliza uma única máquina poderosa, capaz de gerar o número de mensagens suficiente para causar a interrupção do serviço. Em DDoS assume-se controle de um grupo de máquinas, que podem ter recursos mais humildes, mas que se concentrem em enviar mensagens para a vítima, ou seja, distribui-se o ataque.

 

3.      Qual é a hierarquia básica de controle direto em um ataque DDoS?

O atacante controla a rede agente através de comandos diretos impostos ao operador, que os repassa aos agentes, às vezes usando um conjunto de comandos e semântica diferentes.

 

4.      Quais são as vantagens e desvantagens de remediar e não prevenir-se contra DoS e DDoS?

A vantagem é que embora existam muitos ataques ocorrendo na Internet, as vítimas são relativamente poucas. Entretanto, remediar um problema significa deixar que ele aconteça para depois reagir a ele.

 

5.      O que é IP Spoofing?

IP Spoofing é o fornecimento de um falso endereço IP, forjando a identificação de seu remetente.