XML:  eXtensible Markup Language

Um documento XML é um texto com tags de marcação e outras informações. O documento XML é dividido em nós externos e internos.

Um nó é um elemento que possui um nome e um conjunto de atributos podendo esse atributo ser constituído de nós internos com nome e valor. Um nó interno é o nó que possui somente nome, atributos e valor. O nó do xml segue o modelo abaixo:

<nome atr1=... atr2=...>valor</nome>

Todo nó aberto no documento possui obrigatoriamente um nó de fechamento, o que o diferencia do HTML. A representação abaixo mostra um nó de xml contendo uma possível representação de um objeto "livro".

Nesse exemplo, livro é um nó externo e contém como valor três outros nós. Cada nó interno possui um nome e um valor.

Características de um XML:

No mundo real, sistemas baseados em computadores  possuem dados de diferentes tipos. Uma das mais desafiadoras tarefas dos desenvolvedores vem sendo a troca de informações em sistemas incompatíveis através da internet. A criação de um documento XML para representar esses dados reduz muito os custos de desenvolvimento e a complexidade, através de um documento que todos os sistemas podem ler.

Como XML apresenta uma maneira eficiente de representar dados através de texto, pode-se utilizar essa tecnologia de forma bastante eficaz para se compartilhar dados, principalmente na internet, onde a plataforma independe de software e hardware.

O documento abaixo é um exemplo de um documento xml completo:

A primeira linha do documento (declaração do XML) define a versão utilizada e e codificação do documento em questão.

Por XML ser bem flexível na representação dos dados, constitui uma ferramenta poderosa na criação de Web Services.