SNMP
Em resumo, SNMP, o Simple Network Management Protocol, é um protocolo projetado para dar remotamente a um usuário a capacidade de administrar uma rede de computadores apurando e atribuindo valores em terminais e monitorando eventos da rede. Se baseia na arquitetura clássica de cliente/servidor, onde o programa cliente (chamado de gerente) faz conexões ao programa servidor (chamado de agente), presente nos nós da rede, trazendo informações ou modificando o status da base de dados (chamada de MIB) do agente. Isso será mostrado com mais calma adiante.
É uma aplicação, e portanto roda na camada 7 do modelo OSI (Aplicações). Por se basear em TCP/IP, é totalmente compatível com a Internet. O protocolo foi definido na RFC 1157.
O seu funcionamento é muito simples: troca informações da rede através de mensagens, tecnicamente conhecidas como Unidades de Dados de Protocolo (ou PDU). A mensagem (PDU) pode ser encarada como um objeto que contém variáveis que têm nomes e valores. A PDU também contém informações de autenticação do gerente (manager), para que o agente saiba que foi realmente o gerente que solicitou ou modificou dados de sua MIB.
Há quatro tipos de PDU que o protocolo SNMP emprega para monitorar uma rede: duas lidam com a leitura de dados dos terminais (get), uma lida com a atribuição de valores aos dados dos terminais (set), e a última, o trap, é usada para monitorar eventos de rede como o ligamento ou o desligamento de um terminal da rede. Veremos as mensagens com mais detalhes adiante.
Então, se um usuário precisa saber se um terminal está ligado à rede, ele usaria SNMP para enviar uma PDU de leitura (get) a este terminal. Se o terminal estiver conectado à rede, o usuário receberia de volta a PDU (get-resposnse), com o valor "sim, o terminal está conectado". Se o terminal estivesse desligado, o usuário receberia um pacote enviado pelo terminal que está sendo desligado informando sobre o desligamento. Esta última seria uma PDU de trap.
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