Os Padrões do Protocolo SNMP
O protocolo SNMP pode ser encarado como o conjunto de 3 padrões: um padrão para o formato de mensagens, um conjunto padrão de objetos gerenciados e um modo padrão de adicionar objetos usando objetos já existentes e outros novos para resolver casos específicos.
Padrão de formato de mensagens :
O padrão SNMP define 4 tipos básicos de PDUs. O SNMPv2 incluiu mais dois tipos. Veja a tabela abaixo com os tipos de mensagens e uma breve descrição de cada uma:
Mensagem |
Descrição |
GetRequest |
Lê o valor de uma ou mais variáveis |
Get-Next-Request |
Lê o valor da variável seguinte |
Get-Bulk-Request |
Busca uma tabela |
Set-Request |
Atualiza uma ou mais variáveis |
Inform-Request |
Confirmação do recebimento da PDU de trap |
Trap |
Aviso de trap do agente para o gerente |
A PDU de trap foi atualizada na versão 2, pois na primeira versão, não havia confirmação do recebimento da mensagem por parte do gerente Isso foi reparado na versão 2 com a criação da PDU Inform-Request. Nessa versão, foi criada a PDU Get-Bulk-Request para possibilitar a leitura de uma tabela. Deve-se lembrar que para cada PDU de request mandada pelo gerente, há uma correspondente PDU de response mandada pelo agente.
As mensagens são transmitidas usando a sintaxe de transferência ASN.1.
Padrão de objetos gerenciados:
A lista de valores que um objeto suporta é geralmente relacionada à MIB. A MIB padrão inclui vários objetos para medir e monitorar a rede IP, a atividade TCP, roteadores IP, etc.
Padrão de Extensibilidade:
Pode ser discernido facilmente que SNMP ficou proeminente principalmente por sua habilidade para aumentar o conjunto padrão de objetos da MIB com valores novos específicos para certas aplicações e dispositivos.
Conseqüentemente, podem ser acrescentadas novas funcionalidades continuamente ao SNMP, desde que um método padrão tenha sido definido para incorporar a mesma funcionalidade em dispositivos agentes e gerentes da rede. Isto é realizado por um processo normalmente chamado de "compilar" uma MIB nova que permite ao usuário somar novas definições de MIB ao sistema. Estas definições normalmente são providas através de vendedores de equipamentos de rede em arquivos de texto especialmente formatados usando a sintaxe ASN.1.
ASN.1:
ASN.1 é uma linguagem para a definição de objetos, com regras para a codificação da informação de modo a minimizar o número de bits necessários para transmiti-la. A sintaxe é bem extensa, e o protocolo SNMP utiliza parte dela. Por exemplo, somente cinco tipos de dados são permitidos: integer, bit string, octet string, null e object identifier. Os tipos boolean e real não são permitidos.
A partir dos tipos primitivos citados acima, podem ser construídos objetos mais complexos. A linguagem permite inclusive a criação de macros.
A conversão dos valores para uma seqüência de bits é feita seguindo a sintaxe de transferência do ASN.1, e não possibilita ambigüidades. Primeiro, é formado um byte para informar qual a tag; em seguida um byte informa o número de bytes da informação; e por fim vêm os dados propriamente ditos, obedecendo naturalmente ao número de bytes informado anteriormente.
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