É um controlador SDN, que permite usabilidade em larga escala, com alto desempenho. Este sistema proporciona abstrações de alto nível, podendo aprender sobre a rede e controlar o fluxo sobre ela.
Escalabilidade - ONOS permite usabilidade em larga escala, muitas vezes utilizados em empresas de telecomunicações.
Alta performance - Projetado para executar especificações de grandes operadoras de rede, acelera o uso de novos recursos e introdução de serviços.
Alta disponibilidade e resiliência - A alta disponibilidade faz com que os clientes não experimentem o tempo de inatividade da rede. O ONOS possui muitos mecanismos para que a rede e suas conexões sejam confiáveis.
Suporte - Oferece suporte a dispositivos legados e de próximas gerações. Facilita a configuração de dispositivos e serviços tradicionais, assim como oferece a configuração e controle em tempo real da rede.
Um serviço é formado por uma fatia vertical, composta por cada camada da arquitetura, agrupada de acordo com o serviço desejado. Um subsistema é uma coleção de componentes que, juntos, compõem um determinado serviço.
A centralização da rede no controlador facilita o controle do gerenciamento do fluxo. É possível então, ter um gerenciamento inteligente, com controle centralizado, facilitando a organização dos sistemas.
Similar à arquitetura do SDN, A arquitetura consiste na divisão do sistema nas seguintes camadas: Aplicação, Northbound API e Southbound API, Controlador e Dispositivos.