ONOS - Open Network Operating System

Casos de uso

CORD (Central Office Re-architected as a Datacenter)

Reinventa a central office que envolve redes residenciais, empresariais e mobile. O modelo antigo, que já existia há aproximadamente quarenta anos, utilizava por volta de trezentos tipos diferentes de equipamentos, que eram de propriedade privada e não programáveis. Assim a central tinha gastos excessivos com equipamentos que já não estavam adequados à ampla rede de internet. Então, era preciso que os dispositivos estivessem preparados para inovações e serviços que poderiam surgir no mercado. Com o CORD, é possível reduzir os custos do datacenter com equipamentos, gerando economia, principalmente ao utilizar projetos open source para seus desenvolvimentos. Também foi possível desenvolver maior agilidade com cloud provider. Assim tornou-se mais fácil fazer atualizações do sistema, e abrir a possibilidade de que os próprios clientes criassem suas soluções. O CORD combina NFV, SDN e Cloud para propor novas soluções de uma nova central de operações que está disposta a revolucionar o modo como a distribuição de rede havia sido feita até o momento. O site do projeto se encontra em: opencord.org.

Packet-Optical™

O sistema de transporte de pacote óptico (P-OTS) é uma tecnologia eficaz para o tráfego de pacotes, que reduz a necessidade de roteamento. Estima-se que este mercado cresça nesses anos, representando 30% de todos os gastos óticos até 2020. Essa tecnologia combina o mundo óptico e Ethernet, resultando em um modelo ideal para aplicações metropolitanas, conteúdo de vídeo, transporte IPTV, entre outros.

SONA

SONA (Simplified Overlay Network Architecture - Arquitetura de Rede de Sobreposição Simplificada) é um serviço de virtualização de rede de locatário otimizado para o data center baseado em nuvem. Basicamente, é um conjunto de aplicativos ONOS que fornece o driver do mecanismo OpenStack Neutron ML2 e o plugin de serviço L3. A implementação para provisionar uma rede de locatários virtuais isolada usa o tunelamento L2 baseado em VXLAN com o Open vSwitch como um hipervisor de rede. Ele também fornece escalabilidade horizontal de um nó de gateway, que desempenha um papel de conectar redes virtuais controladas por SONA ao exterior do mundo via BGP.