A- A+

EQUIPAMENTOS

 

           Certos dispositivos caracterizam as redes de distribuição e acesso em um sistema baseado em PLC. Alguns dos principais equipamentos, que se integram à rede e possuem diferentes funcionalidades, serão descritos a seguir:            

  • Modem
  •            Também conhecido pela sigla de CPE (Customer Premise Equipment), o modem recebe, além do sinal de dados, a própria energia elétrica. Este dispositivo localiza-se no ambiente do usuário final, nos casos mais gerais sendo em residências ou pontos de acesso. Existem modems específicos para determinados serviços, como aqueles voltados para Internet, contando com conexões Ethernet RJ45 e USB, os destinados à telefonia juntamente com Internet, acompanhando sockets RJ11 com conexões USB e Ethernet, além de modems destinados unicamente à telefonia, possuindo apenas o socket RJ11. Dispositivos com funcionalidades extras como Wi-Fi também já estão disponíveis. O modem destina o tráfico de voz e dados para o dispositivo adequado, de acordo com as conexões disponíveis.

    Modem
    Figura 8. Modem.

  • Repetidor
  •            O repetidor é um equipamento intermediário em uma rede PLC. Sua instalação normalmente é realizada em algum ponto intermediário entre as estações de média ou baixa voltagem e o ponto de acesso. Sua função principal é recuperar e reinjetar o sinal proveniente do transformador na rede elétrica de baixa voltagem do local de acesso, com um alcance de até 300 metros. Sua aplicação não é obrigatória, de acordo com a conexão estabelecida na rede elétrica entre o transformador e o modem, que pode gerar atenuação do sinal. Nessa situação, o repetidor amplia a banda e a cobertura [LITTLE, 2004].

    RepetidorFigura 9. Repetidor.

  • Equipamento Transformador
  •            Localizado juntamente ao transformador da rede elétrica, esse dispositivo recebe o sinal vindo dos repetidores da rede de baixa tensão e os envia para a rede de média tensão [FERREIRA, 2005] ou no sentido inverso, transmitindo o sinal da rede de distribuição para a rede de acesso. Sua configuração apresenta a possibilidade de utilizar diferentes placas, dependendo do objetivo. Placas de baixa tensão injetam o sinal da rede de distribuição através dos cabos de baixa tensão. Placas de média tensão possibilitam conectar o equipamento transformador com as redes de distribuição. Por fim, placas Fast Ethernet e Gigabit Ethernet permitem a conexão de subestações de baixa ou média tensão com outras tecnologias, como rede de fibras óticas ou xDSL, aumentando a flexibilidade de interconexão das redes PLC [LITTLE, 2004].

    Equipamento TransformadorFigura 10. Equipamento Transformador.

  • Master
  •            Há situações onde a rede PLC pode ser ligada a redes sem fio, redes por fibra ótica ou qualquer rede de baixa tensão, não havendo conexão com uma rede de média tensão. Nesse caso, o Master, também conhecido na literatura como Head End, é empregado na interconexão [FERREIRA, 2005].

    MasterFigura 11. Master.

  • Acopladores
  •            São necessárias unidades especiais a fim de adaptar o sinal de telecomunicações, a partir dos equipamentos PLC, com o sinal que segue pelas redes de energia elétrica. O modelo de acoplador a ser utilizado vai depender das características da rede, variando com a qualidade do sinal, bem como com a facilidade de instalação. São conhecidos dois tipos de acopladores: os indutivos, que injetam o sinal nas linhas de energia por indução, e os capacitivos, que transmitem o sinal por contato direto com a rede elétrica [FERREIRA, 2005].

    AcopladoresFigura 12. Acopladores.

  • Caixa de Distribuição
  •            Este equipamento é um acessório utilizado visando à distribuição do sinal em painéis elétricos. Costuma vir com filtros de ruídos, causados por outros aparelhos eletrônicos na rede.

    Caixa de DistribuiçãoFigura 13. Caixa de Distribuição.

  • Isolador de Ruídos
  •            Outra forma de reduzir a presença de ruídos na rede é a adoção de um isolador de ruídos, para sua instalação junto ao modem PLC.

    Isolador de Ruídos
    Figura 14. Isolador de Ruídos.

           A instalação dos equipamentos não é um processo complicado, apesar de que a escolha dos dispositivos pode variar de acordo com certas características da rede, como o tipo de conexão com as subestações de baixa ou média tensão, na rede de distribuição. O desenvolvimento dessa tecnologia também inclui a adição de novas funcionalidades nos equipamentos, além de autoconfiguração, facilitando a instalação da rede PLC.